quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Teoria Ecologica de bronfenbrenner


Nestas ultimas semanas tenho tido a oportunidade de entra em contato com uma teoria que vejo ser de grande relevância para o estudo do comportamento e desenvolvimento do homem nos meio social; A teoria ecológico do desenvolvimento de Urie Bronfenbrenner destaca o desenvolvimento do individuo com suas características individuais inseridos nos vários níveis de contextos ecológicos, os quais são respectivamente: microssistema, mesossistema, exosistema e macrossitema, sendo engrenagens principais do desenvolvimento.
A vida nos meios familiares se caracterizara pelo desenvolvimento onde o individuo participara ativamente, manipulando as coisas no ambiente, passando boa parte do seu tempo engajada em atividade e interações e por elas sendo influenciado diretamente, dessa forma “a casa, a creche ou a escola em que a pessoa é envolvida em interações face-a-face fazem parte do microssistema” (MARTINS, 2004).
O mesossistema diz respeito às inter-relações entre dois ou mais ambientes nos qual uma pessoa participa ativamente, Ou seja, uma criança participa da escola, igreja, amigos de vizinhança, mantendo relações em vários ambientes com diferentes contextos. MARTINS (2004)
No caso do exossistema a pessoa não participa diretamente do seu desenvolvimento mais e influenciado por ele, tipos de ambientes que consistem em exosssistemas podem ser, por exemplo: o local de trabalho do pai, a escola do irmão ou a igreja da mãe. MARTINS (2004)
MARTINS (2004) evidência que “o macrossistema envolve todos os outros ambientes, formando uma rede de interconexões” De maneira a incluir os valores, regras, ideologias, religião, o que de forma indireta ou direta terão poder de influenciar sobre a pessoa grandemente
A partir desta analise da teoria foi assistido um domumentario intitulado "fala tu" onde foi observada a vida cotidiana de três moradores da zona norte do rio e suas paixões pelo rap sendo possível contextualizar em cada um dos personagens (participantes), ao mostrarem um pouco sobre suas vidas, desejos, dificuldades e relações com suas comunidades e a sociedade ao redor cada um dos sistemas ecológicos, podendo observar uma forte dialética, pois de um lado há o individuo com sua particularidade, e do outro as influencias da suas realidades.
É relevante o conhecimento sobre o desenvolvimento social, econômico, histórico e cultural da comunidade no qual estão inseridos e os fatores que possam ter ocorrido num determinado espaço de tempo e influenciado a vida destas pessoas; a partir de então nos como futuros psicólogos poderemos desempenhar um papel fundamental neste contexto, o de sensibilizar, elucidar e contribuir para a emancipação dos moradores de qualquer comunidade vitima da desigualdade proveniente de quaisquer formas de dominação.



autor: Andrews Duque


Referencias


MARTINS, Edna e SZYMANSKI, Heloisa. A abordagem ecológica de Urie Bronfenbrenner em estudos com famílias. Estud. pesqui. psicol., jun. 2004, vol.4, no.1, p.0-0. ISSN 1808-4281.

BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

2 comentários:

Jorge Cristiano disse...

Olá Andrew,
tudo bem?

Parabéns pelo blog.

Cristiano
Psicosaber.wordpress.com

Holly Biel disse...

essa perspectiva é bem interessante!
gostei do blog e do post sobre psicologia!

dá uma olhada no meu blog http://psicologiaparatodos.16mb.com

se quiser que eu coloque algum post seu lá, é só me avisar, que coloco e ponho referencias.

Abraços