terça-feira, 1 de setembro de 2009

Reflexão sobre a primeira impressão


Neste últimos tempos tenho tido a oportunidade de refletir sobre o valor da frase "A primeira impressão e a que fica"; será mesmo?, Ou essa seria mais uma das inúmeras ideologias que rodeiam nossa sociedade, onde há um numero cada vez maior de indivíduos tornando-se de certa forma "escravos" de suas aparências; afinal, ate que ponto essa frase e significante para nosso conhecimento e o que se esconde por detrás deste dito popular. Sendo esta uma questão de relativa importância para a compreensão da relação dialética: individuo x sociedade.
Atualmente nos meios de comunicação, o que mais se tem exaltado para as massas os padrões estéticos e comportamentos de indivíduos inseridos na dita "sociedade do futuro"; venda de livros de dietas para o “corpo perfeito”, remédios e aparelhos para emagrecimento, a proliferação de clinicas de estética, assim como livros sobre comportamento do individuo em organizações, auto-ajuda, de imagem pessoal; sendo estas só a ponta do enorme iceberg criado por uma minoria, visando dominar as massas.
Ao falar na palavra dominação, remete-se imediatamente que existe um sujeito dominado nesta relação; como também suscita a palavra alienação, mais afinal o que te haver a alienação com a questão da primeira impressão? Em qualquer nicho social onde se atribui a um grupo o poder sobre as decisões e a maneira como se estabeleceram as relações, costumes, comportamentos, podem vir a desencadear a “alienação, que é um processo pelo qual uma pessoa vive para o outro e para a realidade do outro. Perde-se a consciência de si mesmo e da sua realidade e vive-se em função do outro e de outra realidade.” (Brites, 2004).
Surge neste contexto um tanto ideológico, um numero cada vez maior de pessoas com distúrbios alimentares, com “síndromes” da beleza inalcançável, procurando estar excessivamente expostas a tratamentos e indo diariamente especialistas estéticos, em busca da tão sonhada “eterna juventude”. Quando perguntadas sobre o porquê de tanta “vaidade”. Suas justificativas são as adaptações às exigências do meio e a dita primeira impressão que vão dar em namorados, chefes, amigos, comunidade, etc. o que em muitos casos não passa de alienação.
Os que não se enquadram nas regras impostas por uma sociedade que valoriza a beleza absoluta e a individualismo em vez da aceitação, acabam por desenvolver uma serie de traumas, devido não aceitarem sua imagem muitas vezes por serem reprimidos pelos demais ao seu redor acabam por isolar-se; um exemplo e o caso de crianças e adolescentes que tem obesidade, muitas vezes sentem-se discriminados e ainda taxados como glutões; este e outros “problemas” têm levado inúmeras pessoas à terapia, onde podem ajudar a si mesma a enfrentar seus conflitos pessoas e inter-pessoais de forma mais eficaz.
Estudos sobre aparência e a primeira impressão mostram que sim, que elas ajudam muito em situações novas; tais como entrevistas emprego, primeiro dia de trabalho, apresentações em publico, etc. sendo sim de fundamental importância para a pessoa ser bem sucedida em qualquer esfera social. Mais não e interessante colocá-la como peça chave, que seja na contratação ou aceitação de alguém por um determinado grupo.
Portanto ao refletir sobre ate que ponto o termo e positivo ou não, dependera bastante da posição do individuo em assumir um papel critico-reflexivo sobre suas ações; no momento em que se tem uma primeira impressão sobre alguém, deve-se atentar para o fato de já esta atrelado a ela uma serie de preconceitos e definições oriundos da sociedade, devemos assim analisar se as armadilhas presentes em tal rotulação posam vir a serem errôneas. Em um pais como o Brasil, onde a tanta diversidade cultural, étnica e histórica, esta cada vez mais claro que e preciso desmistificar nossas noções de primeira, segunda ou qualquer impressão que algum individuo pode vir a explicitar.

3 comentários:

Andrew duke disse...

Filosofia - Finalidade. Alienação e Ideologia

citaçao tirada do blog:
http://ronildobrites.blogspot.com/

Anônimo disse...

amigo verifique alguns erros de pontuação.....

adria disse...

Muito interessante Andrews.... Ate que ponto as primeiras impressoes podem ficar é uma questão a ser relatada..bjao