quarta-feira, 20 de julho de 2011

Crônica



A “POBRE” ESPERANÇA E A CIDADE

Agora tudo o que sabia era que pouco poderia fazer para mudar aquela situação tão difícil, pois para isso, teria que haver uma mudança nas mentes e nos conceitos de toda uma sociedade. Pensou em procurar ajuda, quem sabe alguém que não lhe olha-se através das lentes do preconceito e discriminação pudesse fazer algo por ela. Sentou em um banco na praça central, olhou para as pessoas e percebeu que elas eram muito semelhantes entre si, mais de alguma forma desiguais. E isso ela sentiu na pele naquele dia.

-O seu lugar não é aqui garota. Essa frase era como um sino barulhento dentro de sua cabeça. Depois de algum tempo tentando entender o que estava errado com ela, pensou consigo – como uma simples frase tem o poder de me fazer sentir tão mal e me tornar pior do que realmente sou. Se alguém pudesse captar os seus sentimentos e divulgar para o mundo que ela apenas queria ter um lugar para viver em segurança, ter a dignidade de trabalhar, ser reconhecida com cidadã.

Lembrou das palavras de sua mãe que havia partido há alguns anos, - minha querida filha esperança, coloquei em você este nome por acreditar que nosso futuro será melhor que o de nossos antepassados. Neste momento seus olhos começaram a lagrimar por entender que talvez os erros do passado, ainda hoje continuavam a marcar as profundezas de sua cultura, pois mesmo não sendo escrava, sentiu-se naquele momento prisioneira...sim, prisioneira de um sistema que ainda a asujeitava à pesadas correntes de discriminação e preconceito.

Continuou a sua incansável procura por uma única oportunidade de mostrar seu talento, mas o resultado continuou o mesmo, portas fechadas, olhares atravessados, palavras que a marginalizavam. Todo o seu mundo e suas capacidades foram reduzidas a sua condição enquanto mulher, sua cor de pele e por morar em uma região periférica da cidade.

Ela foi Vitimizada, isso é um fato, mas é você leitor, que postura terá em relação a Esperança, será que ainda ficaremos somente na esperança de que o futuro as pessoas mudem, viveremos todos sonhando com a sociedade em que todos tenham oportunidades de viver plenamente suas vidas, mais quem poderá dar essa primeiro passo em direção a liberdade? Quem poderá falar pelos milhares como Esperança? Quem será sua esperança?.....

A esperança é tudo que os alimenta....vivem de esperança e nada mais, nem comida, nem bebida, nem paz, nem amor....somente esperança.

Nenhum comentário: