SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA MORTE NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA: UMA ANASILE CRITICA
O seguinte artigo traz uma reflexão sobre os sentidos e significados atualmente atribuídos a morte e o morrer pela sociedade contemporânea, para isso faz-se uma breve analise socio-historica das representações ligadas a este fenômeno e as mudanças referentes ao comportamento das pessoas em relação a ela, a qual procura-se destacar a valorização da beleza e a busca pela "eterna juventude" como uma forma de negação da morte por uma parte da sociedade, quanto a isso, estabelece-se a importância das universidades como produtores de re-significações nos meios sociais e se propõem a necessidade de uma maior discussão da temática nos meios acadêmicos, visando com isso compreender melhor este evento tão comum no cotidiano das pessoas.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
quinta-feira, 15 de julho de 2010
segunda-feira, 12 de julho de 2010
O anjo e a noite
Frases de Clarice Lispector:
"Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever".
"... passava o resto do dia representando com obediência o papel de ser".
"E o que o ser humano mais aspira é tornar-se ser humano".
"e porque ela acreditava em anjos, eles existiam..." Clarice Lispector.
domingo, 11 de julho de 2010
Chaplin - Ator da vida
sábado, 10 de julho de 2010
sexta-feira, 9 de julho de 2010
quinta-feira, 8 de julho de 2010
quarta-feira, 7 de julho de 2010
terça-feira, 6 de julho de 2010
Arte abstrata
alguma palavra...
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Poema
As máscaras
Essas máscaras tão astutamente projetadas
Escondendo-me de mim, escondendo-me do outro
Foram por mim criadas com diferentes finalidades
Essas máscaras tão bem esculpidas, por mim e pelo outro
Quem sabe alegria, talvez sorria, por dentro sofria
Quem sabe simplicidade, mostrar bondade, por dentro insanidade
Quem sabe Brandura, evidenciar doçura, por dentro loucura.
Quem sabe cavalheirismo, mostrando altruísmo, dentro delírio
quarta-feira, 3 de março de 2010
I encontro Amazônico de psicopedagogia
O I Encontro Amazônico de Psicopedagogia traz como tema "A Psicopedagogia na Amazônia: De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?", será realizado nos dias 7, 8 e 9 de abril, no auditório Eulálio Chaves, na Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM.
Público Alvo
Pedagogos, psicopedagogos, acadêmicos de pedagogia e psicopedagogia, psicologia, educadores, professores de arte-educação e educação fisíca e demais interessados.
mais informações:
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Congresso de psicologia - 2010
Estão abertas as inscrições para o III congresso Brasileiro de psicologia, o qual sera realizado nos dias 3 a 7 de setembro em São Paulo - SP, na Uninove - campus memorial, sua tematica deste ano sera: Construindo referenciais éticos, democraticos e participativos, também há a possibilidade de inscrever trabalhos para serem apresentados no local.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Mudanças e contextos
Inicio de ano muito bom, natal e ano novo junto com a família e pessoas que amamos, fala-se que esse ano será diferente, em verdade tem sido diferente pra todos, terremotos, enchentes, desabamentos, enfim, o mundo todo tem sentido os efeitos da exploração desordenada por parte da humanidade, em uma sociedade capitalista e tão impregnada de ideologias individualistas, onde cada um só faz algo com base nas recompensas, sejam elas sob forma do salário no final do mês ou elogios por parte de alguns, apesar disso e possível ver "uma luz no fim do túnel", ela existe quando cada um deixa um pouco de lado os seus anseios pessoais e procura fazer algo pelo seu próximo, recentemente isso pôde ser observado no Haiti, um pais localizado nas ilhas caribenhas, o qual foi abalado por um terremoto, sendo uma das maiores catástrofes de sua história, neste contexto observamos o mundo "inteiro" mobilizando-se para ajudar as milhares de pessoas que ficaram sem casa, muitas sem agua ou comida, em meio a isso e importante indagar-se, porque para o ser humano e tão difícil ajudar os que precisam? ou porque só ajudam a pessoas ou países pobres somente quando ja não a nada mais para se fazer? será que isso e da nossa natureza? tantas questões como estas devem ser refletidas e passadas adiante, cultivar solidariedade e altruísmo a tarefa de todos nós, só assim esse luz no fim do túnel, que na verdade e a luz criada pelo amor, só ela pode levar nosso mundo a outro nível. Um ano de 2010 de mudanças para todos, mais do que mudanças físicas, económicas ou afetivas, que sejam mudanças na alma, no coração.
Assinar:
Postagens (Atom)